CiSCo  

 

Ciências Sociais Compartilhadas

 

 

O INSTITUTO ATRIUM tem a preocupação de que os resultados das intervenções sociais tenham efeito pedagógico e possam ser facilmente replicadas pelos atores envolvidos, contribuindo para a efetiva mudança social. O método CiSCo – Ciências Sociais Compartilhadas desenvolvido por seus pesquisadores, é inspirada no modelo Citizen Science, ou Ciência Cidadã, em que pessoas leigas são convidadas a participar de pesquisas científicas conduzidas por pesquisadores profissionais.

 

Em alguns países da Europa e Estados Unidos, onde a prática é mais difundida, mas também no Brasil, a Ciência Cidadã tem como foco projetos que, em geral, estão relacionados à biodiversidade e meio ambiente; os colaboradores leigos participam prioritariamente da coleta de dados, que são enviados a um banco de dados do projeto.   

 

O diferencial do método CiSCo está principalmente na aplicabilidade e compartilhamento de conhecimentos complexos, tendo como principal objetivo  o indivíduo na vida em sociedade e, ao mesmo tempo, como seu principal observador. Como disse um consagrado sociólogo austríaco do Século XIX, “todos nós somos sociólogos em estado prático”. 

 

No método CiSCo, a correção da assimetria entre pesquisador profissional e colaborador leigo é o primeiro passo do processo: o conhecimento complexo e o conhecimento tácito são igualmente valorados e o compartilhamento dos saberes ocorre em um processo de experimentação, com resultados que podem ser classificados em três principais categorias:

 

 

Educação para a Ciência

Difusão científica

Inovação em Tecnologias Sociais

 

 

 

 

CiSCo

 

 

A Ciência que podemos fazer juntos!